O Parque das Andorinhas faz parte da Área de Proteção Ambiental da Cachoeira das Andorinhas – APA e funciona todos dos dias, 24 horas, com entrada gratuita. Aberto para acampamentos e várias opções de lazer, o espaço, de 557 hectares, conta com segurança e guias. A cachoeira que dá nome ao parque está no interior de uma formação rochosa semelhante a uma gruta e é assim chamada por abrigar grande quantidade de andorinhas de coleira nesta época do verão. O acompanhamento pelas trilhas pode ser feito das 6h às 18h e os lugares mais procurados, além da Cachoeira das Andorinhas, a Pedra do Jacaré e a Cachoeira Véu da Noiva, com cerca de 40m de altura. Os visitantes devem ficar atentos ao solo escorregadio e às fendas profundas durante as caminhadas. O caminho também pede um calçado adequado. A água das cachoeiras e córrego é própria para banho, porém não é potável.
Saiba como chegar
Distância da Praça Tiradentes até a Portaria do Parque: Cerca de 5 km.
Pelo Morro da Queimada: Partindo da Praça Tiradentes, basta seguir em direção à Mariana. Após o Hotel Solar das Lajes, subir a primeira esquerda. Seguir em direção ao Hotel Fazenda Boa Vista. Chegando ao alto do morro, pegar a primeira direita (estrada de terra) após o cruzamento do Hotel Faz Boa Vista. Seguir até a portaria do Parque.
Pelo Morro São Sebastião: Partindo da Praça Tiradentes, seguir em direção à saída para Belo Horizonte. Pegar a primeira direita após a Escola de Minas. Subir a Ladeira João de Paiva, passando pelo Mirante do Morro São Sebastião. Chegando à Praça de São Sebastião, seguir pela primeira direita. À direita, você avistará o Mosteiro Budista e, logo mais, a Capela de São João. Uma das referências é o Bar do Baú, famoso na região. Basta seguir pela Avenida das Andorinhas e, ao final dela, pegar estrada de terra à esquerda. Seguir até a portaria do Parque.