Fonte Auto Fato
BUENOS AIRES (ARG) - Como que injetando ar nos pulmões de seu carro chefe em vendas, a Fiat apresenta o novo Uno edição 2015, apostando na introdução de tecnologias de ponta para reconquistar os consumidores em busca de um compacto. Entre 2011 e hoje, o segmento, que tinha sete concorrentes passou a ter novo, entre eles o "ameaçador VW up!".
As vendas do compacto Fiat vêm registrando queda desde a entrada na nova geração do Uno no final de 20 [Start&Stop do Novo Uno reduz consumo em até 20%, garante a Fiat.] 10. O volume de emplacamentos, que em 2011 foi de 273.537 mil unidades caiu para 184.362 em 2013. Neste ano, até agosto, o Uno, que caiu da segunda para a terceira posição no ranking dos compactos, registrou 81.858 unidades. A média mensal, que em 2001 foi de 22.794 unidades, caiu para 21.319 em 2012, 15.363 em 2013 3 em 2014, até agosto, foi de 10.232. Os dados são da Fenabrave, a associação dos concessionários.
A principal novidade é o sistema Start&Stop desenvolvido em parceria com a Bosch que equipa de série a versão Evolution 1.4. É a primeira vez que essa tecnologia, voltada para a redução no consumo de combustível e da emissão de CO2 no meio ambiente, é usada em um carro nacional. Ao parar em um sinal de trânsito ou em congestionamentos assim que o motorista coloca a marcha em ponto morto e retira o pé da embreagem o motor é automaticamente desligado. Quando for colocar o carro em movimento novamente, assim que pisar na embreagem para engatar primeira o motor é acionado em 0,4 segundos. Se o motorista preferir não usar o sistema, basta apertar o botão que o desativa, localizado no painel.
Segundo a Bosch a economia de combustível gerada pode chegar a até 20%, ou seja, um tanque de comb [Mudanças no design do Novo Uno passam pelos faróis e capô.] ustível em cada cinco, disse Cláudio Demaria. Diretor de engenharia de produto da Fiat Automóveis. A bateria que equipa a versão com o Start&Stop tem maior amperagem, que tem preço cerca de 10% superior às demais. Ainda para garantir recargas mais rápidas da bateria, o alternador é especial, de 120 Ah. E mais, um estabilizador de tensão mantém constante a corrente elétrica para todo o veículo, mesmo durante as repartidas.
O Start&Stop equipará por enquanto apenas a versão Evolution com transmissão manual. Não há impedimentos técnicos para que seja também utilizado na versão com câmbio dualogic, mas a ideia da Fiat, por enquanto é popularizar o sistema, até então presente apenas em carros de categorias superiores, disse Demaria.
A segunda maior novidade tecnológica no novo Uno 2015 é o sistema de transmissão dualogic sem a alavanca de marchas. Agora, o novo câmbio é controlado por botões no console central e por “borboletas” (padle shifts) atrás do volante para mudar as marchas manualmente. É a mesma tecnologia usada nos carros da Ferrari, ressalta.
O carro passou também por algumas alterações de design, o interior foi reformulado com ganhos em conforto e qualidade de acabamento. O Novo Uno 2015 ganha também quadro de instrumentos com displa [Lanternas traseiras do Novo Uno foram também desenhadas.] y de LCD de 3,5” de alta resolução, retrovisores externos elétricos com função Tilt Down, sensor de estacionamento traseiro, rádio integrado ao painel com display maior e novas funções, chave de seta com função Lane Change, entre outros equipamentos.
Outra novidade do Novo Uno 2015 está nos comandos dos vidros elétricos (inclusive os traseiros) mais à mão, localizados agora nos painéis de portas. Os comandos dos retrovisores externos elétricos também ficam na porta do motorista, facilitando o manuseio. O Novo Uno pode trazer agora banco traseiro bipartido (60/40), com três encostos de cabeça e acompanhado por cinto de segurança de três pontos também para o passageiro central. Ele possibilita 16 configurações distintas para diferentes necessidades.
A gama 2015 do Fiat Uno passa a ter sete versões equipadas com os motores Fire Evo Flex 1.0 e 1.4. São elas: as novas Attractive 1.0 (R$ 30.990) e Evolution 1.4 Start&Stop (R$ 34.990), mais as versões Way 1.0 (R$ 31.490) e 1.4 (R$ 34.990) e a Sporting 1.4 (R$ 36.650). Todas com quatro portas. A elas somam-se as versões Vivace 1.0 de duas (R$ 34.990) e de quatro portas (R$ 36.650), que mantêm a carroceria anterior, mas já como linha 2015.
(*) Viajou a convite da Fiat Automóveis
Fábio Doyle (*)
Veja nosso guia comercial de auto e cia no site - Clique aqui!