Primeira edição fora da sede será realizada na Casa de Cultura de Cachoeira do Campo, no próximo dia 11
A Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), por meio de seu Núcleo de Arte e Ofícios, promove no próximo dia 11 de julho a primeira edição do Projeto “Sextas Abertas” fora da sede. O distrito escolhido foi Cachoeira do Campo, que receberá toda a estrutura do evento, incluindo oficinas gratuitas, shows, teatro e a tradicional feira de arte, artesanato e gastronomia do “Sextas”.
O evento acontece na Casa de Cultura de Cachoeira do Campo, espaço instalado no Casarão Pedrosa e inaugurado em setembro do ano passado, estendendo-se à Praça Felipe dos Santos. Hoje, o equipamento é amplamente utilizado pela comunidade e funciona também como a Casa da Juventude. “Aqui temos uma programação cultural e de educação artística intensa: aulas de crochê, flauta, dança, jogos musicais, violão, percussão, entre outros. Receber o ‘Sextas Abertas’ é uma grande alegria, pois é um projeto que também promove cultura, arte e educação”, afirma Nayane Araújo, coordenadora da casa.
A coordenadora do Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP, Rachel Falcão, também comemora a possibilidade do projeto chegar aos Distritos de Ouro Preto. “Além de Cachoeira do Campo, temos muita satisfação em dizer que estaremos, no mês de outubro, em Antônio Pereira e, em dezembro, em Santo Antônio do Leite. O apoio que recebemos, desde o ano passado, da CEMIG enquanto patrocinadora e da IRENI - Inteligência em Eventos enquanto produtora, proporcionou uma ampliação e um fortalecimento do “Sextas Abertas”, e isso é muito gratificante”, ressalta Rachel.
O projeto SEXTAS ABERTAS - EDIÇÃO 2025 é patrocinado pela CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Com idealização e co-realização da FAOP | Fundação de Arte de Ouro Preto, apoio do Instituto Território Criativo e realização da IRENI - Inteligência em Eventos e Governo de Minas Gerais — Governo diferente, Estado Eficiente.
Destacando-se como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia. Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo em que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como o “Sextas Abertas” reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.
CRÉDITO DAS FOTOS: Divulgação - PMOP
SERVIÇO:
PROJETO SEXTAS ABERTAS - EDIÇÃO 2025
Próxima edição: 11/07, no Distrito de Cachoeira do Campo e paralelamente na FAOP Antônio Dias, das 9h às 22h
Instagram: @sextasabertas
PROGRAMAÇÃO: Será divulgada em breve