A Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões tem origem como Primitiva capela dedicada ao Bom Jesus dos Perdões, edificada em 1742. Em 1760, a Capela foi doada pelo Reverendo Padre José Fernandes Leite à Irmandade de Nossa Senhora das Mercês, criada em 1743, advindo daí a denominação Capela de Nossa Senhora das Mercês e do Bom Jesus dos Perdões.” Em 1775 e 1805 há referências também a obras consideráveis e em 1890 foram introduzidas alterações, não esclarecidas, no altar-mor.
Populamente conhecida como Igreja das “Mercês de baixo”, para diferenciá-la da Igreja Mercês e Misericórdia, denominada “Mercês de cima
Irmandade
A Irmandade de Nossa Senhora das Mercês e Perdões instalou-se, em 1743, com o nome de Irmandade de Nossa Senhora das Mercês dos Crioulos e Pretos, e ali ficou até 1760, quando o Padre José Fernandes Leite doou aos Irmãos a capela de Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões, na qual foram feitos consertos, e em cujo consistório a Irmandade se reuniu em 1772.
A primeira igreja de taipa foi cercada por uma construção de pedra e cal. Há uma lenda curiosa, ligada a essa igreja. Conta-se que um nobre paulista, de tradicional família e juiz em Ouro Preto, por nome Antônio de Oliveira Leitão, cometeu um crime horrível, apunhalando a própria filha, noiva, que suspeitou-se de infidelidade. Foi preso e processado, e sua mulher, Dona Branca, a infeliz mãe e esposa, teria recorrido ao Bom Jesus dos Perdões, e erigido uma capela a essa devoção. Há uma parte de verdade nessa lenda, e é confirmada pela carta do Conde de Assumar a Dom João V, em que comunica a prisão do juiz Leitão, fazendo alusão ao fato.
Endereço:
Rua da Mercês Ouro Preto (SEDE)
Telefone: (31) 3551-3282
Horário de Funcionamento:
Fechada para restauração.