Conversando com um nativo de Lavras Novas, ele me diz que sempre teve água de graça, que foi ele quem instalou os tubos, e me pergunta o por quê, agora, ele tem que pagar à Saneouro?
E é verdade. A tubulação da maior parte da cidade foi comprada e instalada por moradores e pousadas. Agora, sou eu quem pergunta: Se a Saneouro vai utilizar nossa tubulação para cobrar a água, ela nos pagará aluguel?
O dono de uma pousada ficou sem água e solicitou providencias à Saneouro e à Prefeitura. Não foi atendido por nenhuma das duas. Teve que pagar 500 reais por um caminhão pipa. Para que serve a Saneouro?
Ao solicitar o esvaziamento da fossa de minha casa, a Prefeitura me diz que é responsabilidade da Saneouro. Ao solicitar à Saneouro, ela diz que não tem esse serviço. O nome Saneouro significa que saneamento faz parte da empresa. Quem está se omitindo?
Um caminhão de coleta de esgoto, costuma cobrar acima de mil reais. A maioria da população de Lavras Novas não tem condição de pagar esta quantia. A solução será o despejo do esgoto em qualquer lugar. A Secretaria do Meio Ambiente tem obrigação de resolver o problema, ou será desativada?
Lavras Novas se tornou um polo turístico, gera empregos, tem um grande número de construções em andamento, o que gera impostos. Nos fins de semana fica lotada de turistas. A falta de água trará o afastamento dos turistas, o que vai tirar o ganha pão de muitos nativos, e a diminuição da arrecadação de impostos. Se não forem tomadas as providências, é o que vai acontecer. Com a atual falta de recursos das Prefeituras, seria inteligente perder impostos, ao não tomar providências?
A Procuradoria já se informou desses problemas? E o que fará a respeito?
O povo brasileiro se acostumou com a ideia de que os políticos e funcionários públicos, recebem seus salários e benefícios com seus impostos, mas não atendem às suas necessidades. Triste, muito triste. Meu sonho é ainda ver um país com dignidade.
Jonas Bloch