Neste mês de agosto, a programação do MM Gerdau oferece atividades que unem duas áreas: a cozinha mineira e as ciências. A partir do Dia Nacional do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto, o museu realiza três ações, todas acessíveis em Libras, relacionadas ao tema e à proposta da instituição. A data homenageia o nascimento do mineiro Rodrigo Melo Franco, pioneiro na formulação e implementação da política pública de reconhecimento da diversidade da cultura nacional (SECULT 2021). O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal realiza as atividades especiais relacionadas aos caminhos contemporâneos do patrimônio e seus novos horizontes, integrando a programação realizada pelo Circuito Liberdade, IEPHA e a SECULT.
A primeira atividade será o bate-papo “Café, Queijo e Ciência”, no dia 17, terça-feira, às 19h. Por meio do canal do MM Gerdau no YouTube, o público terá a oportunidade de acompanhar essa edição do programa CoMciência que, em parceria com a Epamig - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, promove uma conversa sobre a ciência na produção de dois ingredientes fundamentais para a culinária do nosso estado: o café e o queijo. O debate contará com a presença da jornalista Fernanda Fabrino, do agrônomo Marcelo Malta e do pesquisador Júlio de Paula.
Já no dia 18 de agosto, também às 19h, o YouTube do MMGerdau apresenta o bate-papo “Memórias do Museu: o Prédio Rosa e o acervo mineral”. Centrada no Patrimônio Histórico e no acervo mineralógico do Professor Djalma Guimarães, a conversa será conduzida por Michele Arroyo, historiadora e doutora em Ciências Sociais, e por Vitória Régia, doutora em Geologia Geral e Aplicada. A mediação ficará por conta de Márcia Guimarães, diretora do MM Gerdau.
Para finalizar o ciclo de conversas, em 19 de agosto, também às 19h, acontecerá ao vivo na Twitch TV e no YouTube do MM Gerdau a aula show “Mixologia molecular: Nem tudo é o que aparece”. O encontro, que contará com a participação do perfil Caneca Sincera, voltado para apreciadores de café, e da mixologista Marcela Azevedo, criadora d’A Cachaçaria Itinerante, vai apresentar uma reflexão sobre a relação da mixologia com a ciência. Ingredientes mineiros, como o café, o queijo e a cachaça serão as estrelas da apresentação.
:: SOBRE OS CONVIDADOS::
Fernanda Fabrino - jornalista, chefe de comunicação da EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), representante da EPAMIG na Rede Mineira de Comunicação Científica
Marcelo Malta - agrônomo pela Universidade Federal de Lavras (1998), mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2000) e doutor em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2007). É pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais/EPAMIG. Tem experiência na área de Ciência dos Alimentos/Química e Análise de Alimentos, com ênfase em Pós-Colheita e Qualidade do Café. Atualmente, é Chefe do Departamento de Pesquisa da EPAMIG.
Junio de Paula - pesquisador de base tecnológica, coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Processamento de Leite e Derivados da EPAMIG. Professor do Instituto de Laticínios Cândido Tostes em Juiz de Fora /MG. Orientador e professor do Programa do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados, parceria entre (UFJF, EMBRAPA e EPAMIG) e doutor em Ciências e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa.
Michele Arroyo - Michele Abreu Arroyo, historiadora, mestre e doutora em Ciências Sociais, especialista em patrimônio cultural, memória, arquivos e museus, atuou como Diretora de Patrimônio Cultural da Prefeitura de Belo Horizonte, Superintendente do IPHAN em Minas Gerais e Presidente do IEPHA-MG. Atualmente, atua como consultora na área de Patrimônio Cultural, Urbanismo, Reabilitação de espaços de Memória, Educação para o Patrimônio Cultural e Gestão da Cultura e do Patrimônio Cultural.
Vitória Régia - Graduação em História Natural obtida na Universidade Federal de Minas Gerais (1968), especialização em Ensino de Geologia na UnB - Universidade de Brasília, em 1974, mestrado pela USP - Universidade de São Paulo em Mineralogia e Petrologia (1985), doutorado em Geologia Geral e Aplicação pela Universidade de São Paulo (1996). Dirigiu o CPMTC do IGC - Centro de Pesquisa Prof. Manoel Teixeira da Costa do Instituto de Geociências por um mandato de dois anos. Dirigiu o Museu de Mineralogia Prof. Djalma Guimarães, da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, por 10 anos. Ingressou na UFMG como professora temporária por concurso público em 1970. Atingiu a posição de professor assistente por concurso público em 1977 e a de professor adjunto por concurso de títulos, sendo aposentada como professor adjunto R-4. Desenvolveu projetos na área de Mineralogia e Geoquímica de Pegmatitos, atuando principalmente nos seguintes temas: Província Pegmatítica Oriental do Brasil, geoquímica mineral, feldspatos, micas, berilos, turmalinas e niobo-tantalatos. Atuou nas áreas de popularização da Ciência e ação educativa em museus no período em que dirigiu o Museu de Mineralogia Prof. Djalma Guimarães
Márcia Guimarães - Geóloga pela UFMG (1999), especialista em Gestão Ambiental pela FUMEC e FEAM (2003). Atua na gestão de museus e na popularização da ciência desde 2002. Foi diretora de Acervo e Pesquisa do Museu de Mineralogia Prof Djalma Guimarães entre 2002 e 2004; coordenadora de Meio Físico de Estudos Ambientais da CSL Consultoria de Engenharia S/C entre 2005 a 2010. Curadora de Geociências do Museu das Minas e do Metal entre 2010 a 2015. Diretora do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal desde 2015.
Caneca Sincera - O Instagram @CanecaSincera completou 4 anos em maio e já publicou mais de 300 resenhas sobre cafés, cafeterias, viagens e produtos, em 40 cidades de 19 países visitados (pelas idealizadoras e por parceiros colaboradores). Além disso, Janine Avelar e Jussara Paim produzem eventos relacionados ao tema do café - Workshops e Rolês com Caneca, realizam consultorias para cafeterias, produtores de café e afins para qualificação de marca, redes e outras ações que apoiem a cadeia produtiva.
Cachaçaria Itinerante - Capitaneada pela mixologista Marcela Azevedo, A Cachaçaria Itinerante é focada no mercado do turismo de experiência, criando diversas propostas inusitadas na produção de drinks, cachaças e gastronomia molecular. Marcela é historiadora e pesquisadora científica que há 10 anos se apaixonou pelo mundo da cachaça e há 4 anos pela mixologia. Criou @acachacariaitinerante, em que se diverte criando inusitados licores e drinks, mergulhados nos sabores do cerrado brasileiro e com a beleza das PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais), ingredientes bem mineiros e a mixologia molecular. Seu slogan é “Entre criar e consumir arte, eu escolho os dois!”
:: SOBRE O MM GERDAU O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal ::
O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências.
O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, sede do Museu, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau. O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas.
O Museu está aberto parcialmente ao público desde o dia 09/07. O Nível Liberdade pode ser visitado de terça a sábado, das 11 às 18h, e nas quintas, das 11 às 21 horas. Entrada franca.
O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é patrocinado pela Gerdau, via lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).
PROGRAMAÇÃO e INFORMAÇÕES COMPLETAS: @mmgerdau
Serviço:
MM Gerdau promove programação para celebrar Dia Nacional do Patrimônio Cultural
Dias 17, 18 e 19/08 - terça, quarta e quinta-feira - Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes - A ciência na cozinha mineira
(todas as atividades serão acessíveis em LIBRAS)
17 de agosto, terça-feira, 19h - Bate papo: Café, Queijo e Ciência, no YouTube do MM Gerdau
18 de agosto, quarta-feira, 19h - Memórias do Museu: o Prédio Rosa e o acervo mineral, no YouTube do MM Gerdau.
19 de agosto, quinta-feira, 19h - Aula show Mixologia molecular: Nem tudo é o que parece, No YouTube e Twitch TV do MM Gerdau.